Estruturas

Na Mineração Morro do Ipê, a segurança das nossas estruturas é a nossa prioridade.

Barragem B1 - Mina Ipê

  • Localização: Brumadinho, Minas Gerais;
  • Método construtivo: 1 alteamento a montante e 1 alteamento a jusante;
  • Tipo de rejeito: Rejeito fino de minério de ferro;
  • Volume atual: 1.204.665 m³;
  • Situação: Disposição de rejeitos paralisada em 2019.

Barragem B1  Auxiliar - Mina Tico-Tico

  • Localização: Igarapé, Minas Gerais;
  • Método construtivo: Alteamentos a montante e a jusante;
  • Tipo de rejeito: Rejeito fino de minério de ferro;
  • Volume atual: 4.258.447 m³;
  • Situação: Disposição de rejeitos paralisada em 2017.

Barragem B2 - Mina Tico-Tico

  • Localização: Igarapé, Minas Gerais;
  • Método construtivo: Alteamentos a montante;
  • Tipo de rejeito: Rejeito fino de minério de ferro;
  • Volume atual: 2.080.662 m³;
  • Situação: Disposição de rejeitos paralisada em 2007.

Situação
das estruturas

A Mineração Morro do Ipê não mais utiliza as barragens de rejeito. Todas as estruturas estão desativadas, são estáveis e seguras, e possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE), que podem ser acessadas  no site da Agência Nacional de Mineração.

Monitoramento das Barragens

Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)

B1 Auxiliar, B1 Ipê, Barragem B2 – Mina Tico-Tico

Monitoramento automatizado:
Instrumentos que medem a poro-pressão, a quantidade de água, deslocamento de massa em superfície e vibrações em tempo real.

Automatização robótica:
Monitora a superfície das estruturas detectando qualquer deformação.

Sistema de alerta:
Conta com um sistema de alerta conectado a 10 câmeras de alta resolução e novos radares.

Sirenes:
11 sirenes para as barragens B1 Auxiliar e B2 Tico-Tico; 8 sirenes para a barragem B1 Ipê.

As barragens da Mineração Morro do Ipê estão desativadas e não recebem mais rejeitos desde 2019. A empresa adota novas tecnologias para eliminar a necessidade de barragens tradicionais e cumpre todas as exigências da Agência Nacional de Mineração (ANM), realizando inspeções diárias e mantendo um Plano de Ação de Emergência para Barragem de Mineração (PAEBM) para proteger as comunidades próximas. A Mineração Morro do Ipê disponibiliza o relatório técnico de grau de umidade e nível da barragem e análise da água e da poeira dos rejeitos, em atendimento ao artigo 14 da Lei 23.291, de 25 de fevereiro de 2019, que institui a política estadual de segurança de barragens. Veja abaixo:

Monitoramento contínuo

Mesmo com as barragens desativadas, realizamos um monitoramento diário e detalhado. Mantemos parcerias com especialistas, realizando inspeções e relatórios frequentes para assegurar a estabilidade de cada estrutura. O PAEBM (Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração) também é constantemente atualizado para agir de forma eficaz em qualquer eventualidade.

Compromisso com a segurança

Nossa atuação é guiada pelo compromisso com a segurança das operações e a sustentabilidade das regiões onde atuamos. O processo de descaracterização de barragens, associado ao uso de novas tecnologias é parte fundamental da nossa estratégia para mitigar impactos ambientais e proteger o meio ambiente e as comunidades vizinhas.

Com objetivo de promover uma cultura de prevenção nos municípios de atuação, implementamos o Programa Cultura de Prevenção, que conta com ações educativas integradas e sustentáveis.

Programa Cultura de Prevenção

Barragens Monitoradas: B1 Auxiliar, B1 Ipê, B2 Tico-Tico

A Ipê desenvolveu o Programa de Educação Ambiental: Cultura de Prevenção, voltado para alunos de escolas municipais e pessoas atendidas pelo CRAS e Unidades de Saúde da ZAS. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção e os riscos do território, incluindo a presença de barragens. A iniciativa capacita a comunidade para lidar com desafios ambientais e de segurança, promovendo uma cultura de prevenção.